top of page

Setembro 2023


APES 50 ANOS: ex-presidente Edivaldo Guilherme dos Santos

Durante 10 anos, a APES foi presidida por Edivaldo Guilherme dos Santos, da Rede Arco-Mix. À frente da entidade de agosto de 2008 a dezembro de 2018, o empresário vivenciou momentos importantes para o segmento supermercadista.

Foi na gestão dele que a APES mudou de sede, do bairro do Derby para a zona sul do Recife, com uma estrutura ampla e moderna, projetada para atender melhor aos associados.


Ao longo dos seus mandatos, Edivaldo Guilherme destaca como uma das maiores conquistas do setor a assinatura do decreto presidencial que incluiu a atividade supermercadista como essencial da economia brasileira. Esse era um pleito antigo da Abras, pois estar fora da lista de atividades essenciais da economia criava a necessidade de negociações com entidades representativas para funcionamento aos domingos, feriados e horários especiais. O decreto foi assinado pelo então presidente Michel Temer, em Brasília, no dia 16 de agosto de 2017.


"Se tem algo que posso afirmar sobre esse período em presidi a APES foi que aprendi muito com todos com quem convivi. E por conta desse aprendizado e crescimento pessoal que tive, gostaria de agradecer a todo o segmento supermercadista. Agradeço também pela confiança de todos que me escolheram para estar representando a nossa categoria ao longo de uma década. Me sinto honrado por ter merecido essa confiança", destacou Edivaldo em seu discurso de despedida do cargo.


 
 

Câmara Pernambucana do Comércio de Gêneros Alimentícios (CPCGAL) tem primeira reunião

O presidente da APES, João Alves, e a superintendente da entidade, Silvana Buarque, participaram da primeira reunião da Câmara Pernambucana do Comércio de Gêneros Alimentícios (CPCGAL), na Casa do Comércio.


O presidente do Sindvarejista e coordenador da CPCGAL, Edivaldo Guilherme dos Santos, abriu o encontro ressaltando a importância da Câmara na defesa dos interesses da categoria junto aos poderes públicos estaduais.



 

ALEPE celebra os 42 anos do Atacamax


Os 42 anos do Atacamax Atacado e da Rede Trevo de Supermercados foram celebrados em uma reunião solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco. No evento, o diretor da APES e fundador das empresas, Jordão Brito, foi homenageado. A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Antônio Moraes, e presidida pelo deputado Jarbas Filho.


O evento foi prestigiado por muitos amigos, colaboradores do grupo e autoridades. O presidente da APES, João Alves, e diretores da entidade participaram.


O grupo possui 10 unidades de varejo espalhadas pelo Estado, com mais de 800 funcionários diretos. “São 42 anos de muito trabalho junto aos nossos colaboradores, funcionários e fornecedores. Então, foi muito gratificante ter chegado aqui”, disse o homenageado.


“Ele mantém sua liderança forte e conduz seus negócios com muita responsabilidade. Sempre com seu otimismo, característica marcante nos grandes empreendedores, Jordão diz que, com muito amor e dedicação ao trabalho, vai continuar investindo e ampliando seus negócios, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou o deputado Antônio Moraes.


Confira a galeria de imagens:



 

Expoagas 2023 celebrou 40 anos e movimentou R$ 652 milhões em negócios

Presidente da APES, João Alves, prestigiou o evento.

Consolidada como um centro de oportunidades para empresas de diferentes setores e tamanhos, a Expoagas 2023 – 40ª Convenção Gaúcha de Supermercados terminou com números recordes. Durante três dias, a feira e o ciclo de palestras promovidos pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) receberam 62,1 mil pessoas e movimentaram um total de R$ 652,6 milhões em negócios concretizados entre visitantes e expositores. De acordo com o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, o volume de negócios gerados pelo evento deverá triplicar nas próximas semanas, já que muitas conversações iniciaram na feira e serão concluídas posteriormente.


“Em seus 40 anos, a Expoagas consagra-se como uma feira múltipla e repleta de oportunidades, que fomenta o desenvolvimento de varejistas, fornecedores e pequenos produtores rurais, além de movimentar uma rede econômica que abrange bares, hotéis e restaurantes em toda a Região Metropolitana”, destaca. Na programação do evento, além da participação de palestrantes como Marcos Piangers, Geraldo Rufino e Walter Longo, o principal diferencial foi o I Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, promovido pelo núcleo Agas Jovem, que recebeu 66 sucessores de empresas de todo o Brasil em atividades na Serra Gaúcha e na feira.


Ao todo, 7,6 mil CNPJs estiveram representados no evento. Entre os 488 expositores – 72% gaúchos –, participaram do evento empresas fornecedoras de produtos, equipamentos e serviços para todo o varejo, com destaque para itens de higiene e limpeza, recordistas em vendas desta edição, equipamentos e de bebidas.



Abertura do evento reuniu lideranças e destacou desafios da reforma tributária


Diante de uma plateia atenta e que lotou o Teatro do Sesi, o presidente da Associação Gaúcha dos Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, abriu o evento com uma reflexão sobre os 40 anos da feira, que chega a quatro décadas pelos méritos de muitas mãos trabalhadoras. “Expoagas não é somente antecipar tendências e alavancar negócios que fazem a economia girar, é palco de questionamentos para termos um setor cada vez mais responsável e sustentável para que todos tenhamos um mundo melhor”, destacou.

Governador do RS, Eduardo Leite, participa da abertura da 40ª Expoagas (Foto: Gustavo Mansur/Secom)

Na solenidade de abertura da Expoagas 2023 – 40ª Convenção Gaúcha de Supermercados, aconteceu no Teatro do Sesi, na Fiergs, em Porto Alegre, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e representantes de entidades estaduais e nacionais.


Fonte: AGAS

 

​APES em visita ao PROCON PE

O presidente da APES, João Alves, juntamente com o diretor de comunicação Edmilson Filho e a superintendente Silvana Buarque, participaram de uma visita de apresentação à nova diretoria do PROCON PE. O grupo foi recebido pelo Gerente de Atendimento Ewerton Farias, o Gerente Geral Hugo Souza, a Gerente de Fiscalização Liliane Amaral e o Gerente Jurídico Antônio Carlos Cavalcanti. Na ocasião, João Alves destacou a boa relação de sempre com o órgão e reafirmou que a APES está à disposição para continuar contribuindo na manutenção desse bom relacionamento institucional.

 

Brasil em Código reúne mais de 1,7 mil pessoas

O encontro anual Brasil em Código promovido pela GS1 Brasil reuniu mais de 1,7 mil pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos em gestão para indústria, varejo, marketplace e tecnologia. O evento aconteceu em São Paulo, no dia 10 de agosto, e contou com a participação do presidente da APES, João Alves.


No espaço Arca, o evento contou com um grande palco para apresentação dos principais keynote speakers, que depois se dividiu em quatro palcos para mais de 20 horas de conteúdo apresentadas simultaneamente por 50 palestrantes. O evento contou também com espaço para exposição de 34 marcas desenvolvedoras de soluções para mostrar como aprimorar a tecnologia nas empresas e a experiência do consumidor.


Não é por acaso que o tema do Brasil em Código deste ano foi “Inovações que transformam o amanhã”. Ótimo ambiente para o networking dos participantes, também ofereceu a oportunidade de atualizá-los sobre as principais tendências da cadeia de abastecimento, varejo, automação, indústria e tecnologia.


Entre os vários debates durante todo o dia, o painel “Novos desafios da transformação digital do varejo e a chegada da AI”, com participação da head de Pesquisa e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Marina Pereira, abordou diversos aspectos relacionados ao avanço da inteligência artificial no setor de varejo.



Brasil em Código destaca levantamento sobre inteligência artificial

O destaque fica para o levantamento do Índice GS1 Brasil de Automação, que constata o aumento significativo da adoção da Inteligência Artificial nos últimos meses. 10% das empresas de varejo já incorporam essa tecnologia em suas operações, se não diretamente, indiretamente em suas operações com parceiros de negócios. Também foi discutida durante o painel a importância de fornecer informações precisas e relevantes para alimentar os sistemas de IA. A qualidade dos dados fornecidos desempenha um papel fundamental no alcance de resultados eficazes ao utilizar essa tecnologia no varejo.


Em relação ao processo de transformação digital nas empresas, foi enfatizado nesse painel que, embora a maior parte das vendas ainda ocorra em lojas físicas, o processo de decisão de compra agora tem início no ambiente digital em quase metade da efetivação das vendas do varejo. Isso torna a transformação digital uma necessidade para que as empresas do setor varejista possam se manter competitivas e acompanhar as mudanças na preferência e no comportamento dos consumidores.


Presidente da APES, João Alves, com Nelia e José Luiz Torres, da ASPA

 

Expoprag Norte & Nordeste

A superintendente da APES, Silvana Buarque, participou da Expoprag Norte & Nordeste, evento promovido pela APRAG e ASPEC – Associação Pernambucana dos Controladores de Pragas, que aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto no Centro de Convenções de PE.


O evento contou com a presença dos principais fabricantes, distribuidores e prestadores de serviços, além de congresso, que trouxe as principais novidades e tendências do setor.



 


Governo de Pernambuco aumenta a alíquota do ICMS para 20,5% e perdoa multa e juros para quem pagar ou parcelar os débitos tributários

Por: Escritório Ivo Barboza


A Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, encaminhou para a Assembleia Legislativa do Estado um pacote fiscal que ficou conhecido como “Descomplica PE”. Ele é composto por dois Projetos de Lei, publicados em 23 de agosto deste ano, e contém uma série de modificações na sistemática tributária do Estado que prometem, na teoria, simplificar, desburocratizar e modernizar a cobrança dos tributos estaduais.


De acordo com a governadora do Estado, a essência do pacote de justiça fiscal enviado à Assembleia é facilitar a relação dos contribuintes com o Governo, reduzindo multas, ampliando parcelamento e fortalecendo a pacto federativo com os municípios.


Na prática, o Projeto de Lei Ordinária n° 1.075, de 2023, aumenta a alíquota geral do ICMS de 18% (dezoito por cento) para 20,5% (vinte inteiros e cinco décimos por cento), a partir de 1° de janeiro de 2024, mas, em contrapartida, adequa diversas leis no intuito de não reduzir os incentivos ou benefícios já concedidos aos contribuintes.


Esse mesmo Projeto de Lei institui o Programa de Autorregularização e Conformidade Tributária (Coopera), que estimula a autorregularização dos contribuintes de ICMS mediante a adoção de medidas que assegurem a espontaneidade no pagamento e no cumprimento de obrigações. Isto é, diante da verificação pelo Fisco de eventuais inconsistências, poderá ser permitido ao contribuinte o devido ajuste para fins de regularidade antes mesmo da formalização da autuação e aplicação de penalidades.


Propõe ainda um novo mecanismo de devolução do imposto antecipado a maior, na busca de oferecer mais eficiência e celeridade ao ressarcimento.


O Projeto de Lei Complementar n° 1.076, por sua vez, institui o Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários relativos ao ICMS, ICD e IPVA, que oferece condições excepcionais e temporárias para a regularização de débitos tributários cujas obrigações se refiram a:

a) fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2022;

b) créditos tributários não constituídos ou em fase de cobrança judicial (observadas as limitações dispostas no PLC); ou

c) créditos tributários que tenham sido objeto de parcelamento ou reparcelamento anterior.


Os descontos oferecidos variam em razão do imposto e da modalidade de pagamento (à vista ou parcelado), permitindo ainda a utilização de saldo credor para pagamento por compensação de crédito tributário constituído de ICMS.


Para o ICMS, os percentuais de redução do crédito tributário são aqueles indicados no Convênio ICMS 78/2023:

a) na hipótese de crédito tributário decorrente da prática de condutas impeditivas à utilização de benefício ou incentivo fiscal, de até 90% (noventa por cento) de redução do total do crédito tributário; e

b) na hipótese de crédito tributário decorrente da prática de outras infrações à legislação tributária estadual, de até 90% (noventa por cento) de redução da multa e 95% (noventa e cinco por cento) de redução dos juros aplicados.


Merece atenção, também, o Decreto nº 55.205, de 22/08/2023, que excluiu do regime de antecipação tributária diversas atividades industriais e comerciais, mantendo, contudo, a antecipação para os hipermercados (CNAE 4711-3/01), supermercados (CNAE 4711-3/02), minimercados, mercearias e armazéns (CNAE 4712-1/00).


A área de Tributos Estaduais do Escritório Ivo Barboza & Advogados Associados está à disposição para auxiliar as empresas que desejarem mais informações sobre o assunto. Visite o nosso site: www.ivobarboza.adv.br.


 

SUPERAMAS

12 a 14 de setembro

Mato Grosso do Sul





SUPERAGOS 2023

13 A 15 DE SETEMBRO Goiás





21 FESUPER

20 a 22 de setembro

Alagoas





ACAPS TRADE SHOW

26 a 28 de setembro

Espírito Santo





ABRAS'23 Food Retail Future

18 e 19 de setembro







Super Mix 2023 - APES e ASPA

8 a 10 de novembro - 2023

CENTRO DE CONVENÇÕES DE PERNAMBUCO



 

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO


03 – LORENA BUARQUE PEREIRA FERNANDES

07 - MANOEL RODRIGUES TORRES

09 – LUCICLEYDE CLEMENTE DA SILVA

26 - JOSÉ WELLINGTON BORBA

30 - MANOEL CRISTIANO A. SILVA


Comments


bottom of page