Evento do Dia Nacional do Supermercado deste ano marca cinquentenário da APES
O Dia Nacional do Supermercados, evento tradicional da APES que acontece no mês de novembro e é, também, a confraternização do setor no Estado, terá várias novidades neste ano. Isso porque a entidade está comemorando seu jubileu de ouro, marco importante para a Associação e para toda a cadeia do abastecimento em Pernambuco.
Uma dessas novidades para o jantar dançante deste ano é que os troféus Carrinho de Ouro e Personalidade Destaque foram criados especialmente para o evento. Quem assina as peças é o artista e designer de joias Edmilson Menezes.
Entre as presenças confirmadas, João Carlos Paes Mendonça, fundador da APES e primeiro presidente da entidade. Nas fotos, registros da entrevista com o empresário para o vídeo comemorativo dos 50 anos. A superintendente Silvana Buarque acompanhou a equipe de comunicação durante a gravação.
APES. Há 50 anos unindo a categoria e fortalecendo o setor.
Lidera Mulher 2024 marca a volta do evento feminino da APES
A APES está trazendo de volta ao seu calendário de eventos uma edição totalmente repaginada do seu encontro feminino. À frente do evento, a diretora do departamento feminino da entidade, Marília Gonçalves.
O Lidera Mulher vai acontecer no dia 24 de outubro, das 14h30 às 17h, no Arcádia Recepções Domingos Ferreira, reunindo mulheres que são líderes no setor supermercadista pernambucano. O evento da APES vai reunir mulheres que são ligadas ao setor supermercadista para um momento de troca de conhecimentos e fortalecimento das lideranças femininas.
Com o objetivo de fortalecer network, trocar experiências e proporcionar aprendizado às participantes, o evento contará com a participação da Treinadora de Líderes Gabriela Didier e das empresárias Marcelle Sultanum e Kelly Marinho.
As vagas são limitadas e para participar é necessário fazer a inscrição on-line (clique AQUI)
Gabriela Didier | Marcelle Sultanum | Kelly Marinho |
Mais informações nas próximas edições do InformAPES e nas redes sociais da APES. Fiquem ligadas!
Diretoria da APES se reúne para traçar estratégias para o último trimestre do ano
A reunião mensal da Associação Pernambucana de Supermercados teve um objetivo principal: alinhar as estratégias das ações até o final do ano. E entre essas ações, o destaque é para a confraternização do setor supermercadista em Pernambuco, o Dia Nacional do Supermercado, que neste ano marca o jubileu de outo da APES. Na pauta, copatrocínios, as indicações de cada diretor para os homenageados com os troféus Carrinho de Ouro e Personalidade Destaque deste ano.
Ainda no encontro, a consultora Paula Valéria falou sobre o Seja Pernambuco, campanha que está na rua e que já neste mês de setembro começa a distribuir os prêmios (leia mais sobre o assunto na próxima matéria).
Na celebração dos aniversariantes do mês, o “parabéns pra você” foi para o diretor Nicodemos Ferreira Barros.
Seja Pernambuco: incentivo às empresas pernambucanas
A campanha Seja Pernambuco é uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – ASPA, com o apoio da APES, que visa valorizar os pequenos e médios supermercados pernambucanos como forma de gerar mais empregos e renda para o Estado.
Para participar, basta fazer as compras nos estabelecimentos participantes (confira a lista AQUI), cadastra os cupons fiscais no site da campanha https://sejapernambuco.com.br/ e cruzar os dedos!
Passo a passo:
1. Fazendo as compras em qualquer um dos estabelecimentos participantes da campanha Seja Pernambuco.
2. Depois cadastra basta o cupom fiscal e gere um número da sorte para cada R$ 25,00 em compras realizadas. Cada cupom fiscal só poderá ser cadastrado uma única vez. Atenção: Os números da sorte gerados a cada cadastro serão válidos apenas para o próximo sorteio mensal.
3. A cada mês, um novo sorteio, por isso, é preciso sempre seus cupons fiscais para continuar concorrendo durante todo o ano.
Cônsul da Argentina visita a APESA Cônsul Geral da Argentina em Pernambuco, Julieta Grande, em visita de cortesia à sede da APES, quando foi recebida pelo presidente da entidade, João Alves, e a superintendente Silvana Buarque. |
Expoagas 2024 encerra com R$ 704 milhões em negócios
Três meses após as enchentes históricas que assolaram municípios, devastaram empresas e ceifaram vidas no Rio Grande do Sul, a Expoagas 2024 – 41ª Convenção Gaúcha de Supermercados aconteceu no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, com indicadores que traduzem o espírito de união, retomada e superação que caracterizaram essa edição do evento. O presidente da APES, João Alves, e o diretor de comunicação da entidade, Edmilson Filho, prestigiaram o evento.
Confirmado a menos de 60 dias, após um mutirão capitaneado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) com a participação de três mil trabalhadores de diferentes segmentos para reconstruir os pavilhões de exposições, dizimados pelas chuvas, o evento encerra com mais de 63 mil visitantes e R$ 704,8 milhões em negócios concretizados entre compradores e expositores, um crescimento de 8% em relação à edição passada.
Confere as imagens: as Estaduais participaram de visita ao município de Bento Gonçalves.
A feira teve como tema “Superação é a nossa marca” e contou com 496 expositores de produtos, equipamentos e serviços apresentam cerca de 700 lançamentos, oferecem condições especiais de pagamentos e realizam promoções aos clientes. Ao todo, 7,1 mil empresas participaram da Expoagas 2024 – 77% varejistas. Os visitantes são oriundos de todos os estados brasileiros e de outros seis países.
Na programação da Convenção, palestras magnas com conferencistas renomados, como a jornalista Maju Coutinho, o escritor Fabricio Carpinejar, o ex-jogador Paulo César Tinga e o piloto Rubens Barrichello, atraíram centenas de pessoas diariamente para o ciclo de aprendizado, montado sob uma estrutura provisória, com lonas e climatização, batizada de “Arena do Conhecimento” – o Teatro do Sesi, onde tradicionalmente são realizadas os painéis, foi severamente atingido pelas cheias e ficou inutilizado para a Expoagas 2024.
Na mesma arena, ocorreram as programações do Agas Jovem, Agas Mulher e Seminário Jurídico, construindo debates sobre questões relevantes da gestão e operação dos supermercados. Houve, ainda, as palestras do Centro de Aperfeiçoamento Técnico, que reuniu especialistas em áreas específicas do varejo para trazer processos e modelos do cotidiano supermercadista.
Ingressos solidários – Dentro do projeto Ajuda Sul, deflagrado pela AGAS com outras entidades para apoiar a reconstrução do Estado após as cheias, uma das ações propostas na Expoagas 2024 foi o ingresso solidário, em que a entidade dobrou as receitas das inscrições efetuadas para destinar às doações. O valor arrecadado foi dobrado pela AGAS para o fundo de reconstrução.
A Expoagas 2025 já tem data marcada: ocorrerá de 19 a 21 de agosto do próximo ano, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre.
ABRAS'24 Food Retail Future reunirá líderes globais e nacionais para discutir o varejo alimentar
Com o tema "The Consumer Life Challenge - Melhorando a vida do consumidor", o evento contará com a presença do Ministro Wellington Dias, do Senador Eduardo Braga e de líderes estratégicos do varejo alimentar, de 15 a 17 de setembro, em Campinas
A ABRAS’24 Food Retail Future, evento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e que se renova há 58 anos, reunirá mais de 1200 convidados para conhecer a visão de futuro e a estratégia do Varejo Alimentar Brasileiro. Com o tema "The Consumer Life Challenge - Melhorando a vida do consumidor", o encontro terá a participação dos maiores decisores do varejo alimentar brasileiro, de 15 a 17 de setembro no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo.
A programação abordará a agenda empresarial, temas institucionais, políticos e econômicos, reunindo especialistas nacionais e internacionais, e autoridades que compartilharão suas perspectivas sobre como compreender e decifrar a realidade da vida dos consumidores brasileiros, visando melhorar suas vidas.
Segundo João Galassi, presidente da ABRAS, o encontro promete ser transformador, proporcionando aos líderes do varejo alimentar brasileiro a visão, a estratégia e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. “O futuro do varejo alimentar no Brasil depende de nossa capacidade de inovar e de atender às necessidades dos consumidores de forma próxima, eficaz e sustentável. Com a ABRAS'24 Food Retail Future, queremos inspirar e orientar o setor para que possamos juntos mergulhar na vida dos consumidores e definir as novas fronteiras do varejo alimentar no Brasil”, afirma Galassi.
O primeiro dia da plenária começará com a abertura feita pelo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Também terá um painel político e institucional com a presença dos senadores Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços no Senado, ngelo Coronel, membro do GT da Reforma Tributária da CAE e membro titular da CCJ, e Izalci Lucas, coordenador do GT da Reforma Tributária da CAE, e dos deputados Joaquim Passarinho, presidente da Frente parlamentar do Empreendedorismo e membro do GT da Reforma Tributária na Câmara, Domingos Sávio, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços na Câmara, e Luiz Gastão, vice-presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços na Câmara e membro do GT da Reforma Tributária na Câmara. O dia será encerrado com uma homenagem especial ao Senador Eduardo Braga, relator da Reforma Tributária no Senado Federal, em reconhecimento do setor à sua destacada carreira política.
Fortalecimento da função empresarial de marketing nas empresas de varejo alimentar
A ABRAS traz como grande destaque desta edição a maior autoridade global em Marketing, Philip Kotler, professor da Kellogg School of Management da Northwestern University. Kotler abordará o Marketing no Varejo Alimentar, enfatizando que “marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica mercados-alvo, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir aos mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar e atender ao cliente.”
Entre os palestrantes confirmados também estão:
Dymfke Kuijpers, Sócia Sênior e Líder Global de Varejo da McKinsey & Co, que discutirá "O Potencial do Varejo Alimentar na Vida dos Consumidores".
Luciana Medeiros, Sócia e Líder da Indústria de Consumo e Varejo da PwC Brasil, e Renato Meirelles, Fundador do Instituto Locomotiva e do Data Favela, com o tema "Perfil dos Consumidores Brasileiros".
Domenico Tremaroli Filho, Diretor da Vertical Varejo da Nielsen IQ Brasil, abordará "A Relação dos Consumidores com o Varejo Alimentar".
Jorge Rujana, Líder de Produtos de Consumo para Américas Bain & Co, com "O Contexto Competitivo do Varejo Alimentar".
Cristiane Amaral, Sócia da EY e Líder do Segmento de Consumo, Produtos e Varejo para América Latina, e Will Auchinloss, Líder de Produtos de Consumo e Varejo da EY-Parthenon Americas para América Latina, discutirão "O Ecossistema do Varejo Alimentar".
Sidney Manzaro, Sócio MD Indústrias de Bens de Consumo e Varejo da Alvarez & Marsal Brasil, falará sobre "Ampliação de valor para acionistas e consumidores".
Giuseppe Stigliano, presidente da Spring Studios, professor de Marketing na UCL e co-autor de Marketing 4.0, Onlife Fashion, e Redefining Retail com Kotler.
ABRAS'24 trará festival folclórico do Amazonas para Campinas
Como um momento especial desta edição, o encerramento da ABRAS’24 contará com um show dos bois de Parintins, que celebram o renomado festival folclórico do Amazonas, reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan. "Este evento reúne líderes de todo o Brasil para debater o futuro do varejo alimentar. Neste ano, estamos empolgados em trazer para Campinas a vibrante experiência do festival de Parintins. É essencial valorizar nossa rica cultura e compartilhar nossas tradições com o mundo", afirma João Galassi, presidente da ABRAS.
Serviço
ABRAS’24 Food Retail Future
Data: 15 a 17 de setembro de 2024
Local: Royal Palm Plaza Resort – Campinas/SP
Fonte: Fonte: GBR Comunicação
Consumo nos Lares Brasileiros sobe 1,65% em julho, aponta indicador ABRAS
Abrasmercado: preço da cesta cai nas cinco regiões do País
O Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,39% de janeiro a julho, de acordo com o monitoramento mensal da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Para o ano, o setor projeta um crescimento de 2,5%.
Na comparação com junho de 2024, houve avanço de 1,65% no consumo, reflexo do recuo da inflação sobre o grupo de alimentos e bebidas (-1%) no mês de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já na comparação com julho de 2023, o Consumo nos Lares cresceu 1,02%. Todos os indicadores são deflacionados pelo IBGE e contemplam todos os formatos de supermercados.
“Houve menor pressão da inflação sobre o grupo de alimentos e bebidas, o que ajudou o consumidor na hora de compor a cesta de abastecimento dos lares e ainda tornou o consumo dentro do domicílio mais atrativo em julho, mês em que há um certo deslocamento do consumo doméstico por causa das férias escolares e viagens”, analisa o Vice-Presidente da Abras, Marcio Milan.
De acordo com o IBGE, em julho, o preço da alimentação em domicílio caiu 1,51%, após altas consecutivas desde janeiro. Em contrapartida, a alimentação fora do domicílio subiu 0,39%.
No cenário macroeconômico, o aumento do emprego formal e a melhora da renda real do trabalhador contribuíram para sustentar o consumo, assim como o repasses de recursos do Governo Federal para o Bolsa Família com montante de R$ 14,2 bilhões para 20,83 milhões de beneficiários, do programa Pé-de-Meia do Governo Federal que deve injetar R$ 6,1 bi no mercado ao longo do ano, do pagamento do PIS-Pasep de R$ 4,5 bilhões para 4,3 milhões de trabalhadores, da liberação de R$ 2,38 bilhões de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) para aposentados e pensionistas do INSS, do montante de R$ 8,5 bilhões em restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física -IRPF 2024 para 6,09 milhões de contribuintes.
Abrasmercado: preço da cesta cai em todas as regiões do País
Indicador registrou recuo nos preços dos hortifrutis, itens básicos e proteína animal
O AbrasMercado – indicador que mede a variação de preços da cesta composta por 35 produtos de largo consumo dentre eles alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza – registrou queda de 1,27% em julho. Os preços da cesta passaram de R$ 752,11 para R$ 742,60, na média nacional.
No mês, os preços caíram nas cinco regiões do país. A queda mais expressiva foi registrada na região Sul (-1,84%) onde os preços passaram de R$ 848,07 para R$ 832,46. A demais variações foram: Centro-Oeste (-1,73%) passando de R$ 710,14 para R$ 697,86; Sudeste (-1,39%) onde os preços passaram de R$ 766,94 para R$ 756,25; Norte (-1,08%) onde os preços saíram de R$ 827,88 para R$ 818,96; Nordeste (-0,86%) passando de R$ 685,03 para R$ 679,12.
Na comparação com junho, as maiores quedas vieram do tomate (-31,24%), cebola (-8,97%), batata (-7,48%). Já dentre os produtos básicos foram: feijão (-1,82%), leite longa vida (-0,92%), arroz (-0,51%). As altas nesse grupo foram puxadas por café torrado e moído (+3,27%), farinha de trigo (+2,55%), açúcar refinado (+0,74%), óleo de soja (+0,40%).
Dentre os produtos lácteos, as demais variações foram: leite em pó integral (+0,31%), margarina cremosa (-1,26%), queijos muçarela e prato (-0,27%).
Na cesta de proteínas animal a maior queda veio dos ovos (-2,67%), seguido de carne bovina – corte do dianteiro (-0,83%), frango congelado (-0,38%). As altas vieram da carne bovina – cortes do traseiro (+0,41%) e pernil (+0,13%).
Na categoria de higiene e beleza, as variações nos preços em julho foram: sabonete (-1,17%), xampu (-0,20%), papel higiênico (+0,22%) e creme dental (+0,50%).
Dentre os itens de limpeza, as quedas foram registradas em sabão em pó (-0,80%), desinfetante (-0,81%), detergente líquido para louças (-0,45%). A única alta veio da água sanitária (+0,29%).
Cesta de 12 produtos básicos recua 0,32%
No recorte da cesta de alimentos básicos com 12 produtos houve queda de -0,32% em julho, passando de R$ 316,79 para R$ 315,77.
As principais quedas vieram do feijão (-1,82%), farinha de mandioca (-1,49%), margarina cremosa (-1,26%), leite longa vida (-0,92%), arroz (-0,51%), massa sêmola de espaguete (-0,35%). As altas foram registradas no café torrado e moído (+3,27%), farinha de trigo (+2,55%), açúcar refinado (+0,74%), óleo de soja (+0,40%), carne bovina – cortes do traseiro (+0,41%).
Credenciamento aberto para a Super Mix 2024: Maior feira de varejo do Norte e Nordeste
A Super Mix, a maior feira de negócios do setor supermercadista e varejista do Norte e Nordeste, está com o credenciamento aberto para sua edição de 2024. O evento, que ocorrerá de 2 a 4 de outubro no Pernambuco Centro de Convenções, promete ser um ponto de encontro essencial para profissionais do setor, funcionando das 14h às 21h.
Promovida pela Associação Pernambucana de Supermercados (APES) e pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), a Super Mix 2024 terá um foco especial na inovação do varejo, antecipando as tendências globais para o mercado nordestino.
João Alves, presidente da APES, destaca que a Super Mix está sempre se renovando, ano a ano. “A Super Mix oferece uma experiência única, permitindo aos participantes explorar novas tendências, fazer networking e se atualizar sobre as inovações do mercado”, afirma.
Com uma expectativa de receber mais de 26 mil visitantes, a feira proporcionará uma oportunidade única para descobrir lançamentos de produtos e se conectar com uma ampla gama de marcas expositoras. A Super Mix será uma vitrine para empresas de atacado, distribuição, indústria de alimentos e bebidas, equipamentos, e muitos outros segmentos do varejo.
Os interessados em participar podem obter outras informações e realizar seu credenciamento através do site oficial do evento: feirasupermix.com.br.
STJ desobriga contribuinte de requisitos para promover a restituição da diferença de ICMS-ST
Medida beneficia setor de varejo e atacarejo brasileiro
Por: Escritório Ivo Barboza
A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o artigo 166 do Código Tributário Nacional (CTN) não precisa ser seguido para fins de restituição da diferença do ICMS - Substituição Tributária, o que favorece os contribuintes.
A técnica da Substituição Tributária determina que o tributo relativo a fatos geradores que deverão ocorrer posteriormente é arrecadado de maneira antecipada, sobre uma base de cálculo presumida.
Neste regime, a restituição deve ser paga quando a base de cálculo presumida pelo Fisco é maior do que a base de cálculo efetiva. O tema foi julgado sob rito dos repetitivos, que afeta todos os processos semelhantes, e deve beneficiar todo o setor de varejo e atacarejo brasileiro.
A controvérsia analisada consiste no fato de que algumas Fazendas Estaduais passaram a argumentar, com base no artigo 166 do CTN, que a restituição do imposto pago a mais pelo contribuinte só poderia ocorrer após a comprovação do preço do produto feita pelo consumidor final.
Na prática, o artigo 166 do CTN acaba por ser inaplicável, uma vez que o ICMS pago a mais de forma presumida não pode ser repassado ao consumidor.
A decisão do STJ evita que os varejistas e atacadistas precisem de autorização explícita dos consumidores para obter a restituição do ICMS-ST, o que, segundo cálculos da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (Abaas) e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), poderia levar a um aumento de até 5% nos preços de certos produtos.
A área de Tributos Estaduais do escritório Ivo Barboza & Advogados Associados está à disposição para auxiliar as empresas que desejarem mais informações sobre o assunto. Visite o nosso site: www.ivobarboza.adv.br.
Super Mix 2024
2 a 4 de outubro | Horário: 14h às 21h
Centro de Convenções de Pernambuco
Saiba mais: https://feirasupermix.com.br/
ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO
03 – LORENA BUARQUE PEREIRA FERNANDES
07 - MANOEL RODRIGUES TORRES
26- JOSÉ WELLINGTON BORBA
30- MANOEL CRISTIANO A. SILVA
09 – LUCYCLEIDE / ECONÔMICO
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