top of page
nova_marca_APES.png

Setembro de 2025

  • imprensaapes
  • 31 de ago.
  • 12 min de leitura

Atualizado: 3 de set.


EVENTO

APES e R-Dias promovem evento sobre performance e crescimento dos supermercados


ree

A noite, que fez parte da comemoração dos 51 anos da Associação, contou com a participação da diretoria e é a primeira de uma série de iniciativas planejadas para os associados


Como parte das comemorações dos seus 51 anos, a Associação Pernambucana de Supermercados (APES) promoveu, em parceria com a R-Dias, assessoria especializada em varejo, o Circuito R-Dias de Alta Performance. O evento aconteceu, no dia 13 de agosto, em Boa Viagem, e contou com a participação da diretoria da instituição.


A noite de troca de experiências sobre performance e crescimento dos supermercados levou aos empresários do varejo supermercadista de Pernambuco um conteúdo de grande importância para o setor. Foram abordados temas como o crescimento do EBITDA significa “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização” (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization), com estratégias comprovadas para aumentar a performance dos negócios.


A ideia do Circuito é debater a melhor forma de olhar para os resultados e quais referências devem ser utilizadas como base para estabelecer os objetivos de desempenho. “Nós conversamos sobre o que o mercado considera como bons resultados e o que de fato são bons resultados. Tudo isso a partir de estudos desenvolvidos dentro da campanha campeãs de performance alimentar. Nossa proposta é abolir a prática do uso da média de resultados para comparação com outras empresas, pois essa atitude limita o crescimento. Mostramos que o importante é andar junto com as campeãs de performance”, explicou Alexandre Ribeiro, fundador da R-Dias.


O CEO ainda falou sobre os principais problemas enfrentados atualmente pelos supermercadistas e deu dicas para solucionar as questões. “O varejista hoje está sofrendo três dores principais: escassez de mão de obra, alta dos juros e a forte expansão do setor, com um nível de concorrência cada vez mais alto. Já estamos em tempo de solucionar esses pontos”, destacou.


ree

O presidente da APES, Jailson Leite, explicou a importância da iniciativa para os associados da instituição. “Nós estamos passando por uma grande dificuldade por causa do crescimento da concorrência com a chegada de grandes atacarejos ao estado. Então, a proposta da aproximação com empresas como a R-Dias é buscar e oferecer ajuda aos varejistas para que possam ter novas ideias e planejar a reestruturação organizacional das empresas”, ressaltou.


O evento foi o ponto de partida para uma série de ações na mesma linha que a APES irá planejar e oferecer aos associados buscando o crescimento do setor.




Reunião técnica da APES com o PROCON PE


ree

O encontro aconteceu no dia 13 de agosto e contou com a participação da gerente de fiscalização do órgão, Liliane Amaral.


Na pauta, as etiquetas dos produtos fracionados em loja, que devem ser identificados de acordo com a Lei Estadual nº 16.559/2019 – Código Estadual de Defesa do Consumidor (Pernambuco). Em seus artigos 3º, 6º, 31, 36 e 46 o texto garante o direito à informação clara, correta e ostensiva sobre produtos e serviços ao consumidor.


ree

A Lei determina que os produtos fracionados devem ter: nome e descrição; peso ou quantidade; preço por unidade de medida (ex.: kg, litro, unidade); data do fracionamento e validade; origem do produto – Marca. O texto também exige que a pesagem seja feita em balança aferida pelo INMETRO, com emissão de etiqueta de identificação.

Há, ainda, a Lei Federal nº 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito à informação adequada e clara sobre produtos.


Os produtos abrangidos pela norma são os frios (queijos, presuntos, salames); carnes e aves; pães e bolos (fabricação própria); doces e confeitaria (fabricação própria); grãos, castanhas e cereais; produtos de limpeza vendidos a granel e ração. O não cumprimento das especificações pelos lojistas geram penalidades, como advertência e multa, apreensão do produto e até, em caso de reincidência, interdição do estabelecimento.


ree

Ainda na reunião foi tratado sobre os produtos impróprios para o consumo, que são aqueles que estão com o prazo de validade vencido; apresenta deterioração ou estão alterados, ou adulterados.


Liderança feminina em foco

Gabriela Didier na primeira edição do LIDERA MULHER
Gabriela Didier na primeira edição do LIDERA MULHER

🪷A edição 2025 do LIDERA MULHER APES vai trazer diversas novidades! O evento vai acontecer no dia 16 de outubro, no Arcádia Domingos Ferreira, reunindo mulheres que atuam como lideranças no setor supermercadista pernambucano.


O evento vai contar com a coordenação da treinadora de líderes Gabriela Didier, que irá trabalhar a temática da superação, abordando temas sobre como a mulher deve se fortalecer para evitar o adoecimento no ambiente de trabalho, entre outros.


Ainda na programação, a vice-presidente da Masterboi, Guilhermina Bezerra, que vai compartilhar sua história de vida com as presentes.


Vagas limitadas! Garanta já sua participação. Informações e inscrições: https://www.apes.com.br/lidera-mulher

ree

Team Contabilidade em parceria com a APES promove rodada de treinamento


ree

Como aumentar o lucro do seu supermercado com merchandising’ foi o tema da rodada de treinamentos promovida pela Team Contabilidade em parceria com a APES. O evento teve em foco tratar sobre estratégias práticas para a otimização do negócio, o que pode incluir desde a organização da loja, como a disposição de produtos frescos, até a criação de promoções interativas e ações de marketing sustentáveis, visando atrair e reter clientes e aumentar as vendas.



ree

APES em visita à ADAGRO

ree

🪷O presidente da APES, Jailson Leite, e a superintendente da entidade, Silvana Buarque, em visita de cortesia ao presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco Moshe Dayan. O gestor assumiu a Adagro em junho deste ano.



Brasil em Código 2025 - Inovando com Transparência


com o presidente da ABRAPPE, Carlos Eduardo, e o presidente da GS1, João Carlos Oliveira
com o presidente da ABRAPPE, Carlos Eduardo, e o presidente da GS1, João Carlos Oliveira

O Brasil em Código é o principal evento de inovação, tecnologia e negócios promovido pela GS1 Brasil. Em 2025, reuniu mais de 2.000 participantes para um dia de intensas trocas de conhecimento, conexões estratégicas e experiências imersivas.


Com o tema “Inovando com Transparência”, esta edição explorou como a confiança, a autenticidade e o acesso à informação são pilares essenciais para o futuro dos negócios. Mais de 30 palestrantes de diferentes setores compartilharam cases e perspectivas, distribuídos em 15 horas de conteúdo, trazendo reflexões práticas e inspiradoras sobre como a tecnologia pode ampliar a transparência nas relações entre marcas, consumidores e parceiros.




APES na Superbahia2025


ree

O vice-presidente da APES, André Mendonça, o diretor de comunicação Edmilson Filho e o delegado junto à ABRAS João Alves participaram da 14ª edição da Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, que aconteceu de 06 a 08 de agosto de 2025, no Centro de Convenções de Salvador.



A SuperBahia é realizada pela ABASE – Associação Baiana de Supermercados, em parceria com o SINDSUPER – Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia e o principal objetivo é reunir fornecedores e empresas do comércio varejista de autosserviço de todo o Brasil.



APES na EXPOAGAS 2025


ree

O presidente da APES, Jailson Leite, o diretor de comunicação, Edmilson Filho, o delegado junto à ABRAS, João Alves, e a superintendente da entidade, Silvana Buarque, prestigiaram a edição 2025 da Expoagas, evento promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), aconteceu no Centro de Eventos Fiergs. O evento reuniu 576 expositores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo, especialmente em áreas como maquinários, alimentos, bebidas e produtos de limpeza, em uma exposição que aproximou fornecedores, em sua maioria gaúchos, de empresas supermercadistas e de outros setores do comércio. Ao todo, 69 mil pessoas passaram pelo evento, e o volume total de negócios movimentado nos três dias foi na ordem de R$ 795,1 milhões – ambos números recordes.



APES marca presença no Workshop Consuper 2025, promovido pela ASPB


ree

A Associação Pernambucana de Supermercados (APES) participou ativamente do Workshop Consuper 2025, promovido pela Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), consolidando mais uma vez seu compromisso com o fortalecimento do setor supermercadista regional.


Representando a entidade, o presidente Jailson Leite e a superintendente Silvana Buarque marcaram presença no evento, que reuniu lideranças do varejo alimentar do Nordeste para discutir tendências, inovações e estratégias para o crescimento sustentável do setor.


Com o tema “Loja inteligente com gente pra cuidar da gente”, o evento proporcionou muita troca de conhecimento, inovação e conexões valiosas para o setor.


Lançamento do Programa Retrofit

ree

O diretor de comunicação da APES, Edmilson Filho, representou e entidade no lançamento do Programa Retrofit, iniciativa do Sebrae Pernambuco e a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), por meio da iniciativa Seja Pernambuco. Em sua primeira fase, o projeto está atendendo empresas da Região Metropolitana do Recife com uma série de intervenções práticas voltadas ao aprimoramento da gestão, à visibilidade dos estabelecimentos e à inovação nos modelos de negócios, sem custos ao empreendedor.



ABRAS'25 Food Retail Future


ree

Entre os dias 21 e 24 de setembro acontece o ABRAS'25 Food Retail Future, encontro que vai reunir os maiores empresários do varejo alimentar brasileiro se reúnem para conhecer a visão de futuro e a estratégia setorial. Já são 59 anos como o principal ponto de encontro de líderes, empresários e maiores decisores do autosserviço do setor no Brasil. É, ainda, um espaço de inovação, conhecimento e conexão, onde as tendências e soluções que moldam o futuro do varejo alimentar ganham destaque.


O evento vai além de debates e palestras: é uma oportunidade única de relacionamento e inspiração, proporcionando aos participantes a chance de reunir ideias, trocar experiências e construir caminhos para um negócio mais moderno, eficiente e singular.


O palco desse grande encontro é o Royal Palm Plaza, em Campinas, reconhecido como o melhor resort do estado de São Paulo e o hotel ideal para eventos no país. Com infraestrutura de ponta, o evento reúne as 300 maiores redes de supermercados, as 20 maiores centrais de negócios, representantes das 27 associações estaduais e os maiores empresários do setor, que juntos somam um faturamento de R$ 680 bilhões no varejo alimentar brasileiro.


O que esperar da ABRAS'25


Conexão, conteúdo e transformação:

O evento proporcionará quatro dias de interação entre os principais players do setor, com foco em conteúdo relevante e na busca por soluções inovadoras.


"Share of Life":

A discussão girará em torno da importância do varejo alimentar em diferentes momentos da vida do consumidor, indo além da venda e buscando atender suas necessidades e expectativas.


Temas centrais:

Serão abordados temas como estratégia de expansão, gestão de pessoas e cultura, otimização financeira, digitalização e tecnologia, entre outros.


Palestrantes internacionais:

A ABRAS'25 contará com a presença de especialistas globais em experiência do cliente, como Dennis Wakabayashi e Camila, como indica o Instagram da ABRAS.


Oportunidade de networking:

O evento oferecerá um espaço para que os participantes troquem experiências e construam relacionamentos no setor.



Abrasmercado: 29 produtos registraram queda ou oscilações de baixa intensidade em julho


ree

O Abrasmercado — indicador que mede a variação de preços de 35 produtos de largo consumo — registrou retração de 0,78% em julho, marcando a segunda queda consecutiva após o recuo de 0,43% em junho. O resultado reflete um quadro em que 29 dos 35 itens pesquisados apresentaram queda ou oscilações de baixa intensidade, entre -0,50% e +0,50%, enquanto apenas seis registraram altas acima desse limite.


“As variações observadas foram de baixa intensidade e ainda não configuram estabilidade de preços. Para isso, é preciso acompanhar esse comportamento ao longo dos próximos meses”, avalia Milan.


Com o novo recuo, o valor médio da cesta passou de R$ 819,81 para R$ 813,44.


Entre as proteínas animais, as principais retrações vieram dos ovos (-2,43%) e do pernil (-1,17%). Já a carne bovina e o frango congelado oscilaram dentro de margens estreitas: dianteiro (-0,06%), traseiro (+0,18%) e frango (+0,04%).


Nos produtos básicos da alimentação, também predominou a queda puxada por arroz (-2,89%), feijão (-2,29%), café torrado e moído (-1,01%), macarrão tipo espaguete de sêmola (-0,59%) e extrato de tomate (-0,55%). No acumulado do ano, a tendência de retração permanece para arroz (-16,95%), óleo de soja (-7,02%) e feijão (-3,23%). Em julho, outros itens essenciais registraram oscilações de baixa intensidade, como farinha de trigo (-0,37%), farinha de mandioca (+0,01%), leite longa vida (+0,11%) e óleo de soja (+0,46%).


No grupo hortifrúti, todas os itens da cesta apresentaram retração, sendo as mais acentuadas na batata (-20,27%) e na cebola (-13,26%), além do tomate (-0,74%). Esses produtos tiveram peso determinante na redução do valor médio da cesta no mês.


Nos itens de uso pessoal, as variações foram: papel higiênico (+0,62%), xampu (+0,76%) e creme dental (+0,77%). Apenas o sabonete permaneceu praticamente estável (-0,01%). Na limpeza doméstica, o comportamento heterogêneo. A maior alta veio da água sanitária (+1,21%) e do detergente líquido para louças (+0,50%). Já o sabão em pó (-1,38%) e o desinfetante (-0,11%) registraram quedas.


Análise regional: preços no Centro-Oeste caem 1,51%


Na análise por regiões, a maior retração foi registrada no Centro-Oeste (- 1,51%), com a cesta passando de R$ 772,03 em junho para R$ 760,40 em julho. Em seguida, aparece o Sudeste (-0,97%), com redução de R$ 836,85 para R$ 828,77.


No Sul, os preços recuaram 0,37%, com o preço da cesta caindo de R$ 897,63 para R$ 894,33. O Nordeste apresentou queda de 0,34%, passando de R$ 730,98 para R$ 728,48. Já o Norte teve a menor variação negativa, com recuo de 0,16%, e a cesta finalizando o mês em R$ 887,07, ante R$ 888,51 em junho.


Cesta de 12 produtos básicos recua 0,44% em julho


No recorte da cesta de alimentos básicos — composta por 12 itens — o preço médio nacional apresentou queda de 0,44% em julho, passando de R$ 353,42 para R$ 351,88.


No mês, seis itens registraram retração: arroz (-2,89%), feijão (-2,29%), café torrado e moído (-1,01%), queijo muçarela (-0,91%), macarrão sêmola de espaguete (-0,59%), farinha de trigo (-0,37%). Outros quatro produtos apresentaram variações residuais: carne bovina – cortes do dianteiro (-0,06%), farinha de mandioca (+0,01%), margarina cremosa (+0,06%) e leite longa vida (+0,11%). Os únicos aumentos foram observados no açúcar refinado (+0,63%) e no óleo de soja (+0,46%).


Análise regional – Preços do arroz recuam 4,30% no Centro- Oeste


O Centro-Oeste registrou a maior retração mensal (-1,16%), com a cesta caindo de R$ 346,67 para R$ 342,64. O resultado foi influenciado por quedas no arroz (-4,30%), feijão (-2,65%), café torrado e moído (-2,44%), farinha de mandioca (-1,61%), farinha de trigo (-0,41%), carne bovina — dianteiro (-0,34%) e açúcar refinado (-0,15%).


No Nordeste, a cesta recuou 0,71%, com a cesta passando de R$ 306,71 para R$ 304,53, com reduções nos preços do arroz (-2,51%), do leite longa vida (-1,17%) e do feijão (-1,14%).


No Sul, a retração foi de 0,56%, com a cesta caindo de R$ 378,70 para R$ 376,57, puxada por arroz (-3,18%) e café torrado e moído (-2,32%).


No Sudeste, a queda foi de 0,54%, com o valor da cesta reduzindo-se de R$ 366,98 para R$ 365,00. As principais quedas ocorreram no arroz (-2,21%), café torrado e moído (-1,37%), feijão (-1,33%) e farinha de trigo (-1,27%).


No Norte, houve recuo de 0,42%, com a cesta passando de R$ 421,19 para R$ 419,44. O resultado foi impactado por reduções no arroz (-4,16%), macarrão sêmola de espaguete (-1,44%), café torrado e moído (-1,43%), queijo muçarela (-1,12%), óleo de soja (-0,49%).


Capitais e regiões metropolitanas:


Em julho, as capitais e regiões metropolitanas registraram os seguintes valores médios para a cesta de 12 produtos. No Norte, os maiores preços continuam sendo observados em Rio Branco (R$ 418,90) e Belém (R$ 419,98), mantendo a região na liderança nacional dos maiores preços. No Sul, os valores ficaram em R$ 377,36 em Porto Alegre e R$ 375,77 em Curitiba.


No Sudeste, os preços se mantiveram em patamares muito próximos, com destaque para São Paulo (R$ 366,73), seguido por Rio de Janeiro (R$ 365,77), Grande Vitória (R$ 364,07) e Belo Horizonte (R$ 363,43).


No Centro-Oeste, os valores oscilaram entre R$ 341,28 em Goiânia, R$ 342,75 em Brasília e R$ 343,87 em Campo Grande.


No Nordeste, continuam sendo registrados os menores valores médios do país. Salvador apresentou a menor média (R$ 303,24), seguida por Fortaleza (R$ 303,51), São Luís (R$ 304,15), Recife (R$ 304,31) e Aracaju (R$ 307,46), refletindo o menor custo da cesta na região.


Fonte: Redação SuperHiper



ree

Reforma tributária na prática: período de transição começa em poucos meses

Em 2026, IBS e CBS terão alíquotas simbólicas e vão conviver com os demais tributos

Por: Escritório Ivo Barboza


Estamos a poucos meses do término de 2025 e os desafios de 2026 já se aproximam em todos os setores econômicos, especialmente no varejo: começa o período de transição da reforma tributária. No próximo ano, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) terão alíquotas simbólicas de 0,1% e 0,9%, respectivamente, e conviverão com tributos ainda em vigor, como PIS, Cofins, ICMS e ISS. O valor recolhido de IBS e CBS poderá, inclusive, ser utilizado para compensar o valor devido de PIS/Cofins.

Para as empresas varejistas, que estão na linha de frente da relação com o consumidor, esta fase será essencial para ajustar processos financeiros e testar o funcionamento do novo sistema de IVA dual. Mais do que um período de adaptação técnica, é o momento de validar sistemas de ERP (Planejamento dos Recursos Empresariais), revisar mecanismos de cobrança e repasse, e estruturar estratégias de compensação tributária.


A mudança, contudo, vai além de ajustes operacionais. Trata-se de uma transformação estrutural na forma de calcular, recolher e gerir tributos, com impacto direto em processos internos, políticas de precificação, gestão de capital de giro e até nas decisões estratégicas das empresas.


Um aspecto relevante diz respeito à logística e distribuição de mercadorias. Com a adoção do princípio da tributação no destino, empresas varejistas que operam em múltiplos estados precisarão revisar suas estratégias de centros de distribuição, rotas comerciais e precificação regional. Essa mudança pode gerar redistribuição de custos operacionais e exigir adaptações tecnológicas para garantir conformidade fiscal em cada localidade atendida.


Outro ponto sensível é o split payment, que será obrigatório no varejo. Ao automatizar a cobrança de impostos, o mecanismo tende a reduzir atrasos e sonegação, mas também pode pressionar o capital de giro, exigindo um planejamento financeiro mais robusto para preservar a liquidez do negócio.


Na prática, o que se impõe ao varejo é um reposicionamento estratégico: investir em governança tributária, fortalecer a gestão financeira e revisar políticas de preços e marketing. A reforma tributária pode ser vista como ameaça ou oportunidade. O diferencial estará na capacidade de cada empresa de transformar conformidade em eficiência e eficiência em vantagem competitiva.


A equipe do escritório Ivo Barboza & Advogados Associados está à disposição das empresas que desejarem mais informações sobre as mudanças que a reforma tributária trará ao setor supermercadista. Confira também o nosso site: www.ivobarboza.com.br.


ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO

03 - LORENA BUARQUE PEREIRA FERNANDES

07 - MANOEL RODRIGUES TORRES

09 - LUCICLEYDE CLEMENTE

26 - JOSÉ WELLINGTON BORBA



 
 
 

Comentários


© 2021 por APES.

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Blogger - Black Circle
bottom of page